A hemodiálise para o paciente renal é um tratamento que substitui a função dos rins quando estes não conseguem mais filtrar adequadamente as toxinas do sangue. Assim, o paciente consegue alcançar uma melhor qualidade de vida, mesmo com a insuficiência renal crônica.
O procedimento é feito em uma clínica de hemodiálise por profissionais especializados em diferentes áreas para que o paciente tenha todo o suporte necessário durante o tratamento.
Listamos abaixo questões essenciais para o melhor conhecimento de nossos pacientes sobre a hemodiálise.
Conheça os profissionais que fazem parte da nossa equipe!
O que é a hemodiálise?
A hemodiálise é a separação da diálise. É um tratamento feito pelos pacientes renais crônicos que consiste na remoção dos líquidos e substâncias tóxicas do sangue, substituindo a função renal. Com o órgão danificado, a hemodiálise realiza a função de filtrar as substâncias indesejadas do sangue (uréia, creatinina) que é eliminada pela urina.
Na hemodiálise uma máquina é responsável por filtrar o sangue do paciente através de um cateter (tubo) conectado a ele. O sangue vai até o dialisador, onde é feito a remoção de líquidos e toxinas excedentes. Isso é possível, pois no dialisador o sangue está exposto ao dialisato (solução de diálise) através de uma membrana semipermeável, permitindo a troca de substâncias entre o dialisato e o sangue. Desse modo, o sangue volta limpo ao paciente.
A hemodiálise para o paciente renal é um procedimento seguro? A hemodiálise dói?
A hemodiálise pode apresentar uma leve dor ao paciente devido à agulha espetada para fazer a conexão com a máquina. Dores de cabeça ou queda de pressão arterial podem ocorrer. Mas o provável é que o paciente não sinta outros incômodos durante a sessão. O procedimento de hemodiálise, no entanto, é muito confiável e seguro. A máquina possui diversas tecnologias que dispõem informações sobre o andamento da sessão. É possível monitorar a pressão e temperatura do paciente, condutividade do dialisato, volume de ultrafiltração, detector de ar, entre outros. Além disso, o tratamento sempre ocorre com o acompanhamento de um médico capacitado.
Benefícios da hemodiálise para o paciente renal
O tratamento da hemodiálise promove melhor qualidade de vida aos pacientes, melhorando os sintomas das disfunções renais. Após o início do tratamento o paciente deve sentir melhora no apetite, mais disposição para as atividades do dia a dia e menos náusea.
- Remoção de resíduos e excesso de líquidos do organismo
- Melhora significativamente a qualidade de vida do paciente renal, ajudando a aliviar os sintomas como fadiga, náusea e falta de ar.
- Aumento da expectativa de vida: a hemodiálise pode prolongar a vida do paciente, reduzindo o risco de complicações graves relacionadas à doença renal
- Controle da pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares relacionadas à hipertensão.
- Controle dos níveis de eletrólitos, como sódio e potássio
Terapia HighVolumeHDF – Tecnologia na hemodiálise
Os tratamentos para as doenças renais e a hemodiálise evoluíram muito com a tecnologia nos últimos anos. Atualmente o tratamento proporciona mais segurança e tranquilidade ao paciente. Um dos tratamentos mais efetivos de diálise, se aproximando da função natural do rim, é a terapia HighVolumeHDF. Este tratamento tem uma eliminação eficaz das moléculas pequenas. Isso promove benefícios sobre potenciais fatores de risco cardíaco para os pacientes em diálise. Além disso, a terapia HDF tem índice 30% menor de mortalidade e complicações em comparação à HD. De modo geral, promove mais segurança e confiança para o paciente renal em tratamento.
Hemodiálise é solução para a maior longevidade dos pacientes renais
Por substituir as funções de um órgão tão vital para a nossa vida, a hemodiálise é um grande aliado do paciente. Pois promove mais longevidade, disposição, autoestima e qualidade de vida.
Para mais informações, entre em contato com a Renal Quality!