Um dos pontos mais importantes para cuidar da saúde a longo prazo é a alimentação. Os pacientes renais crônicos sabem que, dentre tantos cuidados, é importante não exagerar na ingestão de potássio, uma vez que seu alto consumo pode trazer complicações para a saúde. Diminuir a quantidade de potássio dos alimentos é uma ótima estratégia para preservar a saúde renal.
Quer entender porque o alto consumo de potássio não é recomendado aos pacientes renais crônicos? Veja abaixo técnicas para diminuir a presença desse mineral dos alimentos.
Por que pacientes renais devem diminuir a quantidade de potássio dos alimentos?
A insuficiência renal crônica limita a capacidade dos rins de excretar a quantidade necessária do potássio que é ingerido dentro do organismo. Quando a eliminação desse mineral não é feita adequadamente, o potássio pode se acumular no corpo e causar a hiperpotassemia, que pode sobrecarregar o funcionamento dos rins e do coração.
Dentre os problemas mais comuns devido a hiperpotassemia, podemos destacar:
- alterações cardíacas;
- fraqueza muscular;
- formigamentos no corpo;
- paralisia muscular;
- dor no peito.
Quais são os alimentos ricos em potássio?
O potássio é um mineral encontrado em abundância em frutas e vegetais. De acordo com o Portal da Diálise, especialistas recomendam a ingestão de aproximadamente 4700 mg de potássio por dia para pessoas saudáveis. Pacientes renais crônicos, no entanto, devem ingerir até 1500-2700mg.
Confira os principais alimentos ricos em potássio:
- Batatas;
- Banana;
- Abóbora;
- Pistache;
- Ameixa seca;
- Semente de abóbora;
- Amendoim.
Veja como diminuir a quantidade de potássio dos alimentos
Para evitar o acúmulo de potássio no organismo, e prevenir complicações mais sérias da hiperpotassemia, é possível diminuir a quantidade desse mineral nos alimentos através do cozimento. Tire a casca das frutas e vegetais, corte em pedaços pequenos e coloque para cozinhar. Depois, troque a água, deixe o alimento de molho por alguns minutos e por fim realize a troca da água mais uma vez para diminuir ainda mais a quantidade de potássio do aliment
Renal Quality – Faz bem estar por perto
A ingestão de potássio é um ponto de atenção aos pacientes renais, pois seu acúmulo no organismo pode causar sérios problemas de saúde. Na Renal Quality o paciente renal crônico encontra apoio e equipe técnica qualificada para acompanhar todas etapas do seu tratamento.
Saiba mais sobre a Renal Quality:
https://www.renalquality.com.br/site/quem-somos/