Renal Quality

Diálise Peritoneal – Tratamento Renal Crônico e Agudo

Diálise Peritoneal – Tratamento Renal Crônico e Agudo

Eficiência da Diálise Peritoneal

Diálise Peritoneal – Tratamento Renal Crônico e Agudo.

Hoje vamos compreender um pouco mais sobre a diálise peritoneal, uma opção para o tratamento de problemas renais crônicos e agudos. Embora menos popular que a hemodiálise, este tratamento é de fácil assimilação, podendo ser realizado em casa e de maneira independente após um período de treinamento.

 

O que é diálise peritoneal?

A diálise peritoneal é uma técnica fisiológica que utiliza a membrana peritoneal como um filtro de sangue. Diferente da hemodiálise, onde a substituição da função renal é feita por uma máquina, na diálise peritoneal este processo ocorre dentro do corpo do paciente. Isto acontece com o auxílio de um filtro natural chamado peritônio. O peritônio é uma membrana porosa e semipermeável que envolve os órgãos abdominais. Neste procedimento um líquido de diálise é inserido na cavidade peritoneal (espaço entre os órgãos abdominais) através de um cateter. O acesso do cateter é implantado através de uma pequena cirurgia no abdômen, um procedimento que permite um acesso de tratamento permanente. Quando a solução de diálise é inserida na cavidade peritoneal e drenada, ela entra em contato com o sangue, auxiliando na remoção de toxinas e líquidos acumulados no organismo devido à disfunção renal. 

 

Pacientes em diálise peritoneal

A decisão do tratamento por diálise peritoneal é sempre atribuída a um médico nefrologista. O tratamento é indicado a pacientes com quadro de insuficiência renal aguda ou crônica e a decisão pela diálise peritoneal é feita após alguns processos. A avaliação médica investiga os sintomas e examina o corpo do paciente. É possível que seja solicitado alguns exames para medir a quantidade de minerais e substâncias (uréia, creatinina e potássio) no sangue. Caso os resultados apresentem alguma irregularidade será necessário calcular a porcentagem de funcionamento dos rins e realizar uma avaliação de anemia. Isto pode ser feito medindo os níveis e saturação de ferro, ou através de um hemograma.

 

A diálise peritoneal é um procedimento doloroso?

A diálise peritoneal é um procedimento indolor, mas que pode apresentar alguns desconfortos abdominais. Isso ocorre principalmente nas primeiras sessões de tratamento, pois o nosso organismo não está habituado ao líquido de diálise que é inserido na cavidade abdominal. Caso o desconforto seja recorrente, o médico nefrologista deve ser comunicado para verificar sua causa, que pode ter origem atribuída a uma infecção ou mau posicionamento do cateter. 

 

Diálise peritoneal – Características do cateter 

Como mencionamos acima, o cateter é implantado próximo ao umbigo após uma pequena cirurgia no abdômen. O procedimento é indolor e o paciente pode receber alta no mesmo dia. O cateter utilizado neste procedimento é flexível e conta com aproximadamente 0,6 cm de diâmetro e de 10 a 15 cm de comprimento externo, podendo ser alocado de forma confortável e até mesmo escondido por dentro da roupa. Geralmente ele é implantado alguns dias antes da primeira diálise e se mantém acoplado ao corpo do paciente enquanto for necessário.

 

Qual o tratamento mais eficiente – Diálise peritoneal ou hemodiálise? 

Tanto a diálise peritoneal quanto a hemodiálise cumprem a função do rim em casos de insuficiência renal aguda e crônica. Ambos os tratamentos apresentam resultados eficientes e parecidos, mas possuem características distintas. Suas vantagens e desvantagens dependem da condição clínica e estilo de vida do paciente, que geralmente leva em conta: dificuldade de mobilidade, limitação funcional ao transporte, comorbidades, peritônio favorável e aspectos socioculturais. O paciente pode iniciar com um tratamento e após um período passar para o outro sem maiores complicações. 

 

A diálise peritoneal é um tratamento para o resto da vida?

O período de tratamento por diálise peritoneal varia de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Em alguns casos de insuficiência renal aguda os rins podem deixar de exercer suas funções por um tempo e voltar a funcionar depois. Esses casos envolvem infecções graves, queda da pressão arterial e obstruções que foram identificadas em fase inicial, permitindo o tratamento e recuperação do rim. A intervenção por período prolongado ocorre quando os rins perdem sua função de maneira progressiva, sendo mais comum em pacientes diabéticos, hipertensos e portadores de glomerulonefrite. Nesses casos, o tratamento é necessário por tempo indefinido, ou se o paciente preferir, é possível realizar um transplante renal, substituindo o tratamento.

 

É possível realizar o tratamento em domicílio?

Uma das grandes vantagens da diálise peritoneal é que o tratamento pode ser feito em domicílio. Por ser uma técnica de fácil assimilação, o paciente pode realizá-lo de forma independente após um período de treinamento. O familiar ou cuidador do paciente também recebe treinamento para prestar auxílio caso seja necessário.

 

Modalidades de diálise peritoneal:

DPAC – Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua: Nesta modalidade de tratamento a solução de diálise peritoneal é infundida na cavidade peritoneal através do cateter. A solução permanece na cavidade de 4 a 6 horas. A solução utilizada é drenada e substituída por uma solução nova. Este procedimento deve ser repetido ao longo do dia de acordo com a necessidade do paciente.

DPA – Diálise Peritoneal Automática: Este procedimento é realizado é feito por uma pequena máquina cicladora, onde a substituição da solução de diálise é efetuada automaticamente. Este procedimento é realizado normalmente antes de dormir, em um processo que dura de 8 a 12 horas.

 

Diálise peritoneal e viagens ao exterior

Pacientes em diálise peritoneal podem viajar ao exterior e aproveitar as férias sem dor de cabeça. Para isso, é necessário levar o material para dar continuidade ao tratamento. O paciente pode apresentar um laudo médico à companhia aérea para não ser cobrado pela bagagem do material de diálise. No entanto, para se obter o desconto, o laudo deve ser apresentado à companhia aérea com antecedência.

 

Equilíbrio para viver bem

Os pacientes em diálise peritoneal podem ter uma vida com muitos prazeres e alegrias, mesmo com a insuficiência renal. O tratamento possibilita que o paciente tenha uma vida social ativa, trabalhe e pratique esportes, tendo um cotidiano próxima do normal. 

O cuidado com a saúde renal é fundamental para se ter uma boa qualidade de vida. A Renal Quality é uma clínica especializada em saúde renal que atua em Jundiaí. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, realizando diagnósticos e tratamentos que contribuem com a qualidade de vida e saúde renal de nossos pacientes. 

Conheça a Renal Quality.

Últimos conteúdos

Últimos conteúdos

nefrite lúpica

Nefrite Lúpica e saúde renal: entenda a relação

A nefrite lúpica é uma complicação grave da doença autoimune lúpus eritematoso sistêmico (LES). Ela ocorre quando o sistema imunológico ataca os rins, levando à inflamação e danos nos tecidos renais. A doença é a principal causa de morbidade e mortalidade em pacientes com LES, e pode levar à insuficiência renal se não for tratada adequadamente. É importante lembrar que nem todos os pacientes com LES desenvolvem nefrite lúpica, e que os sintomas podem variar de acordo com a gravidade da doença. Sintomas Dentre os principais sintomas, podemos destacar: Nem todas as pessoas com nefrite lúpica apresentam sintomas. Além disso, muitos deles podem ser causados por outras condições médicas, por isso é importante consultar um médico para fazer uma avaliação mais precisa caso apresente alguns dos sintomas mencionados. Diagnóstico O diagnóstico é feito através de exames de sangue, análise de urina, biópsia renal e outros testes. O tratamento geralmente envolve medicação para suprimir o sistema imunológico e evitar danos maiores aos rins. Prevenção Prevenir a doença pode ser difícil, já que ela é uma complicação do LES. No entanto, é possível controlar a doença com medicamentos e evitar fatores de risco que possam piorar a saúde renal, como hipertensão arterial, tabagismo e medicamentos perigosos aos rins. Cuidando da relação entre Nefrite Lúpica e saúde renal É importante ressaltar que a nefrite lúpica pode ter um impacto significativo na saúde renal a longo prazo. Pacientes com nefrite lúpica devem ser monitorados regularmente por um nefrologista e seguir as recomendações médicas para prevenir danos nos rins. Para mais informações e cuidados sobre a saúde renal, entre em contato com a nossa equipe!

Como saber se tenho uma doença renal

Como saber se tenho uma doença renal?

Por se tratar de uma doença silenciosa, muitas pessoas não sabem que estão acometidas por complicações nos rins. Já que nem sempre os sintomas são evidentes, como saber se tenho uma doença renal? O texto abaixo irá abordar a importância da conscientização sobre as doenças renais, seus principais sintomas e como preveni-las. Confira!     Por que é tão importante cuidar da saúde renal? Cuidar dos rins garante o bom funcionamento do organismo. Eles são responsáveis por desempenhar funções essenciais para todo o corpo humano. Dentre elas, podemos destacar: Filtração do sangue: os rins filtram o sangue para remover resíduos e substâncias nocivas ao corpo. Tais como: ureia, creatinina, ácido úrico, entre outras.  Equilíbrio de líquido e eletrólitos: eles regulam a quantidade de água e eletrólitos presentes no corpo, garantindo que não haja excessos ou deficiências.  Controle da pressão arterial: são responsáveis por produzir hormônios que regulam a pressão arterial.  Produção de hormônios: os rins produzem hormônios importantes, que estimulam a produção de glóbulos vermelhos e ajudam a manter o equilíbrio de cálcio no organismo. Como saber se tenho uma doença renal? Conheça os principais sintomas Mesmo que muitas pessoas desenvolvam doenças renais sem ao mesmo perceber, existem alguns sinais que podem indicar problemas nos rins. Mudanças na urina: alterações na cor, consistência, quantidade, odor ou frequência da urina podem ser um sinal de um problema renal. A urina pode ser espumosa, escura ou conter sangue.  Inchaço no corpo: especialmente ao redor dos olhos, pernas e pés, pode ser um sinal de que os rins não estão funcionando adequadamente.  Fraqueza: a fadiga e o cansaço extremo também podem indicar algum problema no funcionamento renal. Pressão alta: a hipertensão está diretamente relacionada à saúde renal, podendo indicar e levar a doenças renais.  Náuseas e vômitos: podem ser sintomas de uma doença renal avançada.  Perda de apetite: a perda de apetite constante também pode indicar problemas com o funcionamento dos rins. É importante reforçar que esses sintomas também podem estar relacionados a outras condições de saúde e não necessariamente indicam uma doença nos rins. No entanto, se o individuo manifestar vários desses sintomas ao mesmo tempo, é recomendável procurar um médico nefrologista para realizar uma avaliação precisa.   Renal Quality – Clínica de Nefrologia em Jundiaí O diagnóstico precoce de doenças renais pode ajudar a prevenir complicações graves e aumentar as chances de recuperação do paciente. Na Renal Quality, disponibilizamos uma equipe de nefrologistas altamente especializada no tratamento de doenças renais agudas e crônicas. Tudo isso aliado a mais moderna tecnologia disponível para o tratamento da insuficiência renal.  Para mais informações entre em contato!   https://www.renalquality.com.br/site/fale-conosco/  

Alimentos benéficos aos rins

Alimentos benéficos aos rins – Renal Quality

Alimentação e saúde renal estão mais relacionadas do que você imagina. Hoje, 31 de março, é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição. A data visa conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Confira no texto abaixo a relação entre dieta e saúde renal, e conheça os alimentos benéficos aos rins. Por que uma alimentação saudável é importante para os rins? Uma alimentação equilibrada, composta por alimentos variados e nutritivos, é fundamental para o bom funcionamento do organismo, inclusive dos rins. Além de fornecer os nutrientes essenciais para o corpo, uma dieta saudável contribui para a prevenção de diversas doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares. A nutrição desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde renal, pois os rins atuam na aliminação de resíduos e substâncias tóxicas, além de regular o equilíbrio de líquidos do organismo. Exames de rotina na prevenção de doenças renais Quais são os alimentos benéficos aos rins? Uma dieta saudável envolve alimentos de todos os grupos alimentares, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. É importante evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, ricos em açúcar, gorduras saturadas e sódio, que podem ser prejudiciais à saúde. Confira a lista de alimentos benéficos aos rins: Folhas verdes Espinafre, couve, rúcula e outros vegetais de folhas verdes contêm altos níveis de antioxidantes e nutrientes que ajudam a prevenir danos aos rins. Frutas Maçãs, morangos, mirtilos e framboesas contêm antioxidantes que ajudam a prevenir danos aos rins. Peixes e frutos do mar Peixes e frutos do mar são ricos em ômega-3 e outros nutrientes que ajudam a reduzir a inflamação e melhorar a função renal. Leite e iogurte Leite e iogurte são boas fontes de cálcio e proteína, que são importantes para a saúde renal. Nozes e sementes Nozes e sementes, como amêndoas, sementes de chia e sementes de linhaça, são boas fontes de ácidos graxos ômega-3 e outros nutrientes que podem ajudar a proteger os rins. Cereais integrais Cereais integrais, como arroz integral, quinoa e aveia, são ricos em fibras e outros nutrientes que ajudam a manter os rins saudáveis. Vegetais Vegetais de raiz, como cenoura, beterraba e batata doce, são ricos em antioxidantes e nutrientes que ajudam a proteger os rins. Outro ponto fundamental para proteger a saúde dos rins é a hidratação. O consumo de água ajuda a diluir as substâncias presentes na urina e a prevenir a formação de pedras nos rins. Renal Quality – Clínica de Nefrologia e Hemodiálise em Jundiaí A nossa equipe multiprofissional está altamente capacitada para oferecer um tratamento eficiente e personalizado para cada paciente. O objetivo é garantir que cada pessoa receba o melhor atendimento possível e se sinta segura e confortável durante todo o tratamento. Entre em contato para mais informações!

Entre em contato

Preencha os campos abaixo

Entre em contato

Preencha os campos abaixo
×