Renal Quality

Qual o papel da fisioterapia para o paciente renal? – Renal Quality

Qual o papel da fisioterapia para o paciente renal? – Renal Quality

fisioterapia para o paciente renal

Você sabia que o profissional de fisioterapia também atua na clínica de nefrologia? E que ele contribui diretamente para a recuperação do paciente que sofre com a insuficiência renal crônica? Iremos abordar as funções e o papel da fisioterapia para o paciente renal. Confira!

Equipe Multidisciplinar – Conheça outros profissionais que atuam em uma clínica renal

O paciente portador da Doença Renal Crônica (DRC) pode desenvolver disfunções em vários sistemas do corpo, dentre eles: muscular, ósseo, cardiovascular, metabólico e respiratório. O profissional de fisioterapia não atua apenas no tratamento dos sinais clínicos da patologia, mas também contribui diretamente com a qualidade de vida do paciente.

Estudos mostram que o risco de mortalidade é em média 30% menor nos indivíduos com doença renal crônica que praticam algum exercício físico regularmente, em comparação com os pacientes de hábitos sedentários.

 

Como a fisioterapia ajuda o paciente renal crônico?

Para entender melhor o papel da fisioterapia para o paciente renal crônico, convidamos o Fisioterapeuta Luiz Medina, da Renal Quality, para esclarecer como funciona a atuação do profissional na clínica de hemodiálise:

“A fisioterapia intradialítica é parte relevante na reabilitação no doente renal crônico e por meio de suas técnicas de atuação nas disfunções cardiorrespiratória e osteomioarticulares, contribui de forma direta e considerável na prevenção, no retardo e na melhoria de complicações presentes no paciente renal.

Os programas de exercícios físicos, seja aeróbico e/ou resistido, contribuem para melhora da função muscular, capacidade funcional e qualidade de vida de pacientes submetidos a hemodiálise, sendo o treinamento físico uma modalidade terapêutica importante, onde o fisioterapeuta é peça fundamental em centros dialíticos como parte da equipe multiprofissional, agregando e contribuindo de forma específica e global na vida desses indivíduos.“

 

Todo paciente renal crônico pode fazer fisioterapia?

Não existem contraindicações que impeçam o paciente renal crônico de fazer fisioterapia. Inclusive, os benefícios da prática para a qualidade de vida do paciente já são comprovados. Os exercícios têm aval da equipe médica e são realizados com total segurança, sempre com o supervisionamento do profissional de fisioterapia. 

Com o tempo, a prática de fisioterapia melhora a capacidade funcional e de tolerância ao exercício, promovendo força muscular para as atividades diárias e diminuindo as chances de complicação na terapia dialítica.

 

Renal Quality – Referência em saúde renal em Jundiaí

Na Renal Quality, todos os pacientes são convidados a participar do programa de fisioterapia. Os exercícios são feitos de forma individual, respeitando o limite de cada paciente e o seu quadro clínico. Se o paciente aceitar participar do programa de fisioterapia, é feito uma avaliação com o profissional para posteriormente inserir os exercícios durante as sessões de diálise. 

Quer saber mais sobre os atendimentos na Renal Quality? Entre em contato:

https://www.renalquality.com.br/site/category/dicas-e-novidades/#book-an-appointment

Últimos conteúdos

Últimos conteúdos

Entre em contato

Preencha os campos abaixo

Entre em contato

Preencha os campos abaixo
×