Você já ouviu dizer que os pacientes renais precisam estar atentos em relação ao acúmulo de líquido no organismo? Na insuficiência renal, os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. Além de eliminar resíduos e líquidos do organismo, os rins realizam outras funções importantes para a nossa saúde:
- regulam a quantidade de água, sódio, potássio, fósforo e cálcio do corpo;
- eliminam toxinas do organismo;
- liberam hormônios no sangue que regulam a pressão, fabricam células vermelhas e fortalecem os ossos.
Por que paciente renais precisam estar atentos ao acúmulo de líquido no organismo?
Os pacientes renais apresentam restrições dietéticas porque uma das funções do rim é regular a quantidade de água existente no corpo humano. Quando o rim não funciona propriamente, ocorre o acúmulo de líquido no organismo.
Conforme o acúmulo de água acontece, o paciente começa a apresentar inchaços no corpo. O grande problema é quando esse acumulo de água acontece no sangue, congestionando o sistema circulatório, ocasionando sobrecarga cardíaca (aumentando a pressão arterial) e sobrecarga pulmonar, podendo levar à falência respiratória e cardíaca.
De acordo com a nutricionista da Renal Quality, Leila Veiga, o paciente renal deve evitar, de modo geral, a ingestão de alimentos ricos em sódio, temperos industrializados e embutidos para evitar o acúmulo de líquido no organismo. A quantidade ideal permitida depende da função renal do paciente e do volume urinário.
Qual a quantidade de líquido que o paciente renal deve ingerir?
A quantidade de líquido ideal que o paciente renal deve ingerir depende da quantidade de urina que ele elimina em 24 horas. Portanto, o paciente renal pode ingerir a mesma quantidade de líquido que ele elimina pela urina + 500ml de água diariamente.
Dicas que ajudam a controlar a ingestão de líquidos:
- Evite alimentos ricos em açúcar e sódio;
- Evite refrigerantes, pois aumentam a sede;
- Evite caldos e sopas;
- Chupe gelo.
A importância da hidratação para a prevenção de doenças renais
O nosso organismo depende da água para funcionar de forma adequada: ela regula a temperatura do corpo, contribui com o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas e ajuda a transportar nutrientes. Um corpo hidratado corretamente pode prevenir pedras nos rins e uma série de outras doenças no futuro.
Para o paciente renal, a quantidade exata de líquido ingerido ao longo do dia deve ser definida pelo médico, pois pode variar conforme o grau da insuficiência renal do paciente.
Quer saber como prevenir ou tratar a insuficiência renal? Agende uma consulta!