Renal Quality

Por que o sal em excesso prejudica os rins?

Por que o sal em excesso prejudica os rins?

A quantidade diária de sal indicada para um adulto é de 5 gramas, ou seja: cerca de uma colherzinha de café. A recomendação é da Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, pesquisas mostram que no Brasil a ingestão chega a mais que o dobro: 12 gramas por dia. Maria Gabriela Rosa, nefrologista da clínica Renal Quality, lembra que o consumo fora dos padrões é um risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como aumento da pressão arterial, problemas cardíacos e insuficiência renal, que levam à perda da qualidade de vida e necessidade de tratamentos permanentes.

Os rins são vitais à manutenção do equilíbrio do organismo. Eles filtram resíduos, toxinas e fluídos excedentes no sangue, que são eliminados na urina, além de desempenhar papel fundamental na regulação da pressão arterial e na produção de alguns hormônios. “Se esse sistema não funcionar adequadamente, a pessoa apresenta insuficiência renal, ou seja, os órgãos perdem a capacidade de desempenhar funções básicas”, explica a nefrologista da Renal Quality.

Existem dois tipos de insuficiência renal: a aguda, quando ocorre a perda abrupta da função renal; e a crônica, que representa a perda funcional lenta, progressiva e irreversível. “Se a saúde dos rins é a questão, é preciso tomar consciência de que o sal consumido em excesso é um risco potencial”, reforça.

Sinais e tratamento de doenças renais

Sentir dor é um dos sinais de que algo não vai bem com a saúde. Mas doenças renais podem existir sem sintomas por muito tempo. Quem recebe o diagnóstico de doença renal quando procura ajuda médica tardiamente já pode ter um quadro irreversível. “Fazer exames de dosagem periódica de creatinina sanguínea e exame simples de urina pode ajudar a descobrir e tratar a doença ainda na fase inicial. O Ministério da Saúde orienta pessoas acima dos 40 anos a fazer estes exames anualmente”, destaca a médica.

A hemodiálise é uma opção de tratamento que permite remover as toxinas e o excesso de água no organismo quando os rins deixam de funcionar. Devido aos grandes avanços tecnológicos, o tratamento de hemodiálise é hoje mais eficiente, seguro, oferecendo maior conforto e bem-estar aos pacientes. Na Renal Quality, pacientes que precisam de hemodiálise encontram tratamento personalizado.

Últimos conteúdos

Últimos conteúdos

Entre em contato

Preencha os campos abaixo

Entre em contato

Preencha os campos abaixo
×