Primeiramente, a insuficiência renal crônica é uma doença que acontece quando os rins param de filtrar as substâncias tóxicas do corpo que deveriam ser eliminadas pela urina. Mas você sabe por que isso acontece?
Muitos se perguntam “como saber se o meu rim é saudável ou não?”. Uma série de comportamentos influenciam a saúde dos rins: alimentação, prática de atividades físicas e até mesmo a genética. Portanto, se trata de um cuidado que deve ser feito durante toda a vida.
Nefrite hereditária – Quando as doenças renais passam de pais para filhos
Vamos compreender então quais práticas contribuem e quais prejudicam a saúde renal a ponto dos rins falharem. Vamos lá!
Doenças renais: Insuficiência renal aguda e crônica acontecem quando os rins param de filtrar
A insuficiência renal pode ser classificada como aguda – quando os rins perdem sua função repentinamente ou em um curto período de tempo, no entanto, na maioria das vezes, é um problema reversível.
Diversos fatores podem levar à insuficiência renal aguda, por exemplo:
-
desidratação;
-
queimaduras extensas;
-
excesso de diuréticos;
-
obstrução renal;
-
insuficiência cardíaca grave;
-
medicamentos tóxicos aos rins;
Conheça os cuidados necessários na insuficiência renal
A insuficiência renal crônica, no entanto, ocorre devido aos maus cuidados com a saúde dos rins ao longo da vida, que envolve o estilo de vida, alimentação, sedentarismo e fatores genéticos.
Algumas doenças, principalmente a hipertensão e diabetes, também podem levar o paciente a desenvolver a insuficiência renal crônica.
Como cuidar da saúde renal?
Como mencionamos anteriormente, nosso estilo de vida está diretamente relacionado à saúde dos rins, por isso, vamos compreender quais atitudes contribuem com a preservação renal
Prefira alimentos naturais e fuja dos industrializados
É fundamental avaliar quais alimentos estão sendo colocados à mesa durantes as refeições. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e alimentos naturais ajudam a preservar a saúde dos rins, mas é necessário tamém evitar certos produtos.
Alimentos congelados, fast-food e embutidos, quando consumidos em excesso, sobrecarregam o sistema renal e podem causar problemas a longo prazo. Os produtos industrializados são ricos em sódio, açúcar e substâncias que prejudicam o funcionamento dos rins. Esses produtos também estão relacionados a sérios problemas de saúde, como a hipertensão e diabetes, doenças que se não tratadas podem levar à insuficiência renal crônica, portanto consumi-los com consciencia é fundamental.
Atividades física – benefícios para a saúde renal
A prática de atividades físicas, no entanto, são benéficas aos rins. Estudos apontam que pessoas não sedentárias possuem melhor taxa de filtração renal. A prática de esportes também evita o surgimento de duas doenças já citadas no texto – hipertensão e diabetes – que podem comprometer o funcionamento dos rins.
União que faz a diferença – Conheça os profissionais que atuam na recuperação do paciente renal
Preservando a saúde renal
Podemos perceber que diversas práticas podem influenciar a saúde renal. Para não deixar o cuidado com os rins de lado é importante prestar atenção em nossa rotina, nossos hábitos são determinantes para a nossa no futuro. Portanto, não deixe o cuidado com a saúde renal de lado, procure sempre o apoio de um profissional.