Há muitas décadas, a insuficiência renal crônica era uma doença que não tinha muitas opções de tratamento. Na época, os recursos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes eram escassos. Com o avanço dos procedimentos terapêuticos, o cuidado com a saúde mental ganhou espaço e a relevância merecida para proporcionar bem-estar aos pacientes renais. Conheça a importância entre saúde mental e hemodiálise ao paciente renal.
Psiconefrologia: o papel do profissional de psicologia na clínica renal
O diagnóstico da insuficiência renal crônica afeta importantes frentes da vida do paciente, como trabalho, lazer, relações familiares e sociais. Além disso, o novo tratamento provoca alterações na rotina e restrições dietéticas.
Devido aos amplos efeitos psicossociais na vida dos pacientes, o profissional de psicologia assume papel de extrema importância em uma clínica de hemodiálise, podendo ter inúmeras funções. Dentre elas, destacam-se:
- acompanhamento ambulatorial a pacientes e familiares;
- psicoeducação sobre a doença e tratamento;
- avaliação e condução de sintomas e transtornos mentais;
- atendimento em sessões de hemodiálise;
- avaliação para transplante renal;
- atendimento individuais e em grupo.
O cuidado com a saúde renal também é para crianças
Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio – Saúde mental e hemodiálise
O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à promoção da saúde mental na humanidade. Seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as diferentes necessidades relacionadas à saúde mental. O movimento busca abordar temas como ansiedade, depressão e estresse para deixarem de ser vistos como tabu.
“Mas por que o nome Janeiro Branco?”
O primeiro mês do ano inspira as pessoas a fazerem reflexões sobre suas vidas, relações e dos planos que desejam alcançar. Janeiro, nesse modo, funciona como o mês onde ciclos são abertos e fechados em nossas vidas. A cor branca foi escolhida por representar “telas em branco” sobre as quais podemos traçar histórias e mudanças que desejamos concretizar.
Renal Quality – Clínica referência em saúde renal em Jundiaí
As mudanças e limitações associadas à doença renal crônica estão frequentemente relacionadas a emoções. Sentimentos como medo, tristeza, preocupação e desamparo. Essas reações são comuns frente ao diagnóstico da doença renal, por isso, precisam ser acolhidas e acompanhadas por um profissional da saúde mental.
Além de psicólogos, que acompanham integralmente o paciente e familiares, contamos com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiros e médicos nefrologistas para proporcionar atendimento completo ao paciente renal crônico.
Para mais informações, entre em contato!